Blog

Métodos construtivos mais produtivos e eficientes

Você deve imaginar que a alvenaria convencional já não é mais – há muito tempo – o melhor modo de se construir edificações, não é mesmo. Há inúmeras críticas a esse sistema, incluindo o fato de ser muito vulnerável a falhas e erros de execução.

construção modular pré-fabricada

Assim, para substituir o método considerado tradicional, existem dezenas de outros tipos de sistemas construtivos muito mais eficientes.

Logo, a partir da industrialização da construção é perfeitamente possível agilizar praticamente todos os processos dentro de um canteiro de obras. Além, é claro, de aumentar a produtividade do setor. Afinal, esta é uma das principais carências da construção civil em todo o mundo, mas principalmente no Brasil.

“Eu trabalho com construção civil há 32 anos e não conheço sequer uma edificação construída por meio da alvenaria convencional que não dê problemas no pós-obra”, afirmou o engenheiro.

Por isso, segundo Jonas Medeiros, a construção modular pré-fabricada é uma excelente alternativa para o problema da produtividade no País.

Logo, é possível entender a construção modular pré-fabricada como uma alternativa muito atraente para ajudar a combater o crescente déficit habitacional que perdura há décadas no Brasil. E que, sem os devidos incrementos tecnológicos, não tem perspectiva de ser alterado tão cedo.

Mas o que é construção modular pré-fabricada?

De uma forma geral, as edificações modulares pré-fabricadas são um tipo de construção feita a partir de módulos. Ou seja, são uma espécie de caixa. Além disso, essas caixas são construídas em uma fábrica fora do canteiro de obras.

construção modular pré-fabricada

Isso significa que são previamente fabricadas em um local diferente de onde será feita a sua instalação definitiva. Além disso, após serem construídas, elas são reunidas de modo a construir uma casa ou outro tipo de edificação por completo.

Dessa maneira, os materiais podem vir a ser idênticos àqueles feitos do modo tradicional. É o caso do concreto, por exemplo.

No entanto, é importante notar que há uma grande diferença. E ela está no local onde são fabricados os módulos que vão compor a construção.

Nesse caso, a casa ou edificação é feita, na verdade, em fábricas modernas, próprias para construir casas pré-fabricadas e equipadas com maquinário que proporciona precisão à construção. Apenas a montagem dos módulos ocorre em canteiro.

Assim, implementar a construção modular pré-fabricada é,sem dúvida, uma das decisões mais inovadoras para empresas de construção.

Com isso, há uma série de benefícios, principalmente relacionados à precisão e à previsibilidade potencial dos processos envolvidos na fabricação. Talvez seja um dos sistemas construtivos que mais aproxima a construção dos processos industriais atuais.

A construção modular pré-fabricada é, portanto, uma evolução muito significativa no modo de projetar e construir edificações. Assim, é natural que exista resistência cultural no processo.

No entanto, é importante salientar que a construção modular pré-fabricada segue muitos dos princípios da lean construction. Assim, inevitavelmente, as empresas que têm buscado implementar mais racionalidade em suas decisões consideram os conceitos fundamentais desse sistema construtivo.

10 principais motivos para implementar a construção modular pré-fabricada no Brasil

Agora que você já sabe o que é uma construção modular pré-fabricada, conheça então a lista de razões para se investir na construção de casas modulares.

Todas essas informações foram levantadas com base na palestra de Jonas Medeiros durante o Construtalk Floripa, realizado em stembro de 2018.

  1. Produto final com alta qualidade, com desempenho pré-testado e garantido, incluindo a possibilidade de contemplar sistemas de aquecimento e isolamento térmico
  2. Redução substancial de ciclos, prazos na execução, tempo de construção e custo global da edificação
  3. Maior liquidez de vendas e menor curso do financeiro devido à otimização do orçamento de obra
  4. Melhor previsibilidade de custo e prazo para a construtora
  5. Casas construídas com redução de mão de obra especializada no canteiro. Logo, com menor incidência de seguros e obra menos sujeita a passivos judiciais
  6. Geração de empregos com cada vez melhor qualidade. Isso significa mais segurança e saúde no canteiro de obras
  7. Construção sustentável, com perdas de materiais próximas de zero, beneficiando enormemente o meio ambiente
  8. Processos de produção muito mais sustentáveis, com significativamente menos perdas, menos geração de poluição e menor consumo de energia elétrica
  9. Novas tecnologias permitem produção em massa customizada, móvel e expansível
  10. Redução de serviços e custo pós-obra devido à menor incidência de patologias pós obra

10 barreiras para construção modular pré-fabricada

Mas é claro que nem tudo é tão simples assim na construção modular pré-fabricada.

construção modular pré-fabricada

Ainda existem empecilhos que dificultam que a construção pré-fabricada e modular seja colocada em prática em cada vez mais larga escala.

Por isso, conheça as principais barreiras apontadas por Jonas Medeiros como as principais para a disseminação da construção modular pré-fabricada no País:

  1. Resistência cultural e preconceito contra a construção pré-fabricada
  2. Construção civil ainda tem forte função social de absorção de mão de obra sem qualificação
  3. Regime de tributação voltado a facilitar o consumo convencional e que cria obstáculos à construção industrializada
  4. Conflito de interesses entre o mercado e forte incentivo aos métodos convencionais de construção
  5. Logística e infraestrutura deficientes em boa parte do País
  6. Cadeia de fornecimento com baixa nível de cooperação, falta de equipamentos e dependência de importação de materiais. A redução de custo esperada pela construção modular pré-fabricada só é visível quando há escala produtiva
  7. Formação e qualificação profissional deficientes em todos os níveis da construção civil
  8. Custo mais alto de alguns materiais industrializados, inclusive decorrentes de política tributária defasada em relação à tecnologia
  9. Fluxo de desembolso mais curto, o que leva à demanda por alternativas de financiamento diferentes das existentes atualmente
  10. Necessidade de integração em BIM (Building Information Modeling) coordenação modular e normalização, que ainda são pouco incipientes no Brasil como um todo

Fonte: https://www.buildin.com.br/construcao-modular-pre-fabricada/

Deixe uma resposta